Nesta disciplina vamos estudar paradigmas, características, questões de projeto e critérios de avaliação de linguagens de programação.
Veja o programa e o critério de avaliação da disciplina.
Os alunos desta disciplina devem inscrever-se no grupo uem-lp para receberem informações e discutirem o conteúdo da disciplina. Por favor, use o seu nome verdadeiro na lista para o professor poder identificá-lo.
O livro base para esta disciplina é Conceitos de Linguagens de Programação, 9ª edição (já está disponível a 10ª edição americana).
A cada conteúdo ministrado o aluno deverá entregar uma folha com anotações sobre o conteúdo. No dia da avaliação o professor entregará todas as anotações do bimestre para o aluno, que poderá consultá-las para fazer a prova. As anotações são pessoais e intransferíveis. Estas anotações não fazem parte do critério de avaliação e portanto, o aluno que optar por não entregar as anotações, não perderá nenhuma nota, mas não terá material para consultar no dia da prova. Para os alunos em regime de dependência que não podem assistir as aulas, a entrega das anotações é utilizada como critério de presença. Veja outras informações na seção sobre alunos dependentes.
Dia(s) | Entregar anotações sobre | Conteúdo |
---|---|---|
09/02 | Apresentação da disciplina | |
16/02 | Aspectos preliminares (cap 1) | |
23/02 | Aspectos preliminares (cap 1) | |
01/03 | Aspectos preliminares | Nomes, vinculações e escopos (cap 5) |
08/03 | Nomes, vinculações e escopos (cap 5) | |
15/03 | Nomes, vinculações e escopos | Tipos de dados (cap 6) |
22/03 | Tipos de dados (cap 6) | |
29/03 | Tipos de dados (cap 6) | |
05/03 | Tipos de dados | Expressões e instruções de atribuição (cap 7) |
12/04 | Expressões e instruções de atribuição | Estruturas de controle no nível de sentença (cap 8) |
19/04 | Estruturas de controle no nível de sentença | Avaliação 1 (cap 1, 5-8) |
26/04 | Subprogramas (cap 9) | |
03/05 | Subprogramas (cap 9) | |
10/05 | Não houve aula. | |
17/05 | Subprogramas | Implementando subprogramas (cap 10) |
24/05 | Implementando subprogramas | Linguagens de programação lógicas (cap 16): introdução, histórico |
31/05 | Linguagens de programação lógicas (cap 16): resolução e unificação | |
14/06 | Prolog: aritmética e listas | |
Férias | ||
19/07 | Prolog: operador de corte, geradores, discussão do trabalho | |
26/07 | Discussão da avaliação 1. Linguagens de programação lógicas (cap 16): conclusões | |
02/08 | Aula no laboratório (desenvolvimento do trabalho 2) | |
09/08 | Linguagens de programação lógicas (2 folhas) | Avaliação 2 (cap 9, 10, 16 e Prolog) |
16/08 | Não haverá aula - paralisação | |
23/08 | Não haverá aula - greve | |
30/08 | Linguagens de programação funcional (cap 15) | |
06/09 | Racket: operações lógicas e aritméticas, formas especiais (define, lambda, cond, quote), introdução a listas | |
13/09 | Fitem | |
20/09 | Racket: forma especial let, operações com listas, funções de alta ordem (reduce) | |
27/09 | Racket: funções de alta ordem (filter, map) | |
04/10 | Racket: estrtuturas, funções de comparação. Outras linguagens funcionais, conclusões | |
11/10 | Apresentação de trabalhos | |
18/10 | Linguagens de programação funcional (2 folhas) | Tipos abstratos de dados (cap 11) |
25/10 | Avaliação 3 (cap 15 e Racket) | |
08/11 | Suporte a programação orientada a objetos (cap 12) | |
22/11 | Suporte a programação orientada a objetos (cap 12) | |
29/11 | Concorrência (cap 13). Tratamento de exceções (cap 14) | |
06/12 | Tipos abstratos de dados (1 folha) e Suporte a programação orientada a objetos (1 folha) | Avaliação 4 |
20/12 | Avaliação final |
De acordo com a Resolução 080/2004-CEP, o aluno matriculado em componente curricular em regime de dependência, deve comunicar ao professor caso haja conflito de horário com as disciplinas da série regular. Se este é o seu caso, preencha o plano e procure o professor com uma cópia do seu horário.
É extremamente importante que os alunos em acompanhamento leiam a Resolução 080/2004-CEP e mantenham contato semanal com o professor para esclarecer eventuais dúvidas.
Para os alunos em acompanhamento a entrega das atividades conta como frequência. A não entrega das atividades de um período implica em falta naquele período. A frequência mínima para aprovação é de 75%.